I ciclo de órgão de Santarém

Desde 2009 que Santarém se tornou na cidade portuguesa que reúne mais órgãos antigos, em perfeito funcionamento dentro do perímetro do centro histórico.

Acrescente-se o facto de que, do total de seis instrumentos antigos restaurados em 2009 pelas oficinas de Dinarte Machado e de Nuno Rigaud, quatro deles tem a marca dos mais destacados mestres de organaria portuguesa do fim do séc. XVIII e início do XIX: António Xavier Machado Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes.

Instaurar um Ciclo de Órgão em Santarém foi um “passo indispensável para completar a reabilitação destes instrumentos recém-recuperados. Não se trata de pôr os Órgãos desta cidade na agenda cultural durante algumas semanas. Trata-se, isso sim, de compassar a existência deste património com a vida de Santarém” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA

Os concertos do I Ciclo de Órgão de Santarém distribuem-se entre as duas maiores festas da cidade – a de S. Francisco de Assis, no início de Outubro, e a de S. José, a meio de Março.

Na sua primeira edição, o Ciclo de Órgão de Santarém apresenta uma programação diversificada, procurando mostrar as várias funções que o rei dos instrumentos pode assumir numa actuação musical: o solo, como instrumento principal num conjunto, como acompanhador, ou como membro inter pares. Este ciclo teve o seu início a 2 de Outubro. A direcção artística desta iniciativa é de David Paccetti Correia

Programa

Sábado, 4 de Dezembro
17.30hІ – Igreja de Nossa Senhora de Jesus do Sítio (antigo hospital da Misericórdia)
Concerto de Câmara In Nativitate Domini. Agrupamento de Câmara In Dulci Jubilo: Daniel Oliveira, órgão e Direcção. (Professores do Conservatório de Santarém, incluindo Daniel Oliveira, docente de órgão nesta escola, interpretam obras ligadas ao Nascimento de Jesus. Um concerto de Advento)

Sábado, 1 de Janeiro 2011
21.00h – Igreja da Misericórdia
Recital de Ano Novo
Isabel Albergaria, órgão. (Isabel Albergaria, da mais recente geração de organistas, interpreta um repertório português, espanhol, italiano e francês, num recital que marca com nota positiva o início do Ano de 2011)

Sábado, 5 de Fevereiro 2011
16.00h – Igreja de Nossa Senhora de Marvila
Órgão a quatro mãos: Margarida Oliveira, órgão e David Paccetti Correia, órgão.
A beleza e a diversão da música de órgão a quatro mãos, com repertório europeu do maneirismo ao classicismo.

Domingo, 13 de Março 2011
16.00h – Sé Episcopal de Santarém (antiga Igreja do Seminário)
Concerto de encerramento – Coro e Órgão
Pequenos Cantores da Basílica da Estrela;
Ensemble Studio Contrapuncti;
David Paccetti Correia, órgão
Pedro Rollin Rodrigues, direcção.
Um dos pouquíssimos coros litúrgicos eruditos de crianças existente no nosso país, acompanhado pelo conceituado agrupamento vocal Ensemble Studio Contrapuncti.

Partilhar:
Scroll to Top