Francisco agradeceu acolhimento e «ternura»
Budapeste, 29 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje a casa ‘Beato Lázló Batthyány-Strattmann’, em Budapeste, para crianças com deficiência visual, onde agradeceu o acolhimento e a “ternura” com que foi recebido.
No primeiro compromisso da agenda deste sábado, Francisco passou pelos vários locais da estrutura, acompanhado pelo diretor do centro, abençoando e cumprimentando vários dos utentes, cegos e amblíopes.
O encontro contou com algumas atuações das crianças, que cantaram e tocaram música, além da recitação da oração de São Francisco de Assis.
“Muito obrigado a todos pelo acolhimento e ternura. Obrigado pelas canções, os gestos, os olhos. Obrigado, senhor diretor, porque quis começar este ato com a oração de São Francisco que é um programa de vida”, disse o Papa, numa intervenção espontânea.
Francisco convidou todos a fazer o “caminho da realidade como ela é, levá-la por diante fazendo a realidade caminhar, isso é puro Evangelho”.
Depois da oração do Pai Nosso, o Papa concedeu a sua bênção e, ao deixar a instituição, parou para saudar individualmente um grupo de cerca de 100 crianças e jovens de uma paróquia local que o esperavam na rua, num momento fora do programa deste segundo dia de viagem à Hungria, que se prolonga até domingo.
O centro ‘Beato László Batthyány-Strattmann’ acolhe crianças com deficiência visual ou com necessidades educativas especiais.
A casa para crianças com deficiência visual, em particular, foi dirigida pela Irmã Anna Fehér – a “Madre Teresa da Hungria”, como era chamada na década de 1980 -, até à sua morte em 2021, informa o portal de notícias do Vaticano.
OC