Hospitaleiras: Férias ao serviço dos doentes mentais

Hugo Mendes destaca «experiência marcante» para os jovens voluntários

Lisboa, 26 ago 2014 (Ecclesia) – Hugo Mendes, estudante finalista de Ciências Farmacêuticas, foi um dos jovens que participou na missão de verão das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, dedicada a pessoas com doença mental.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o jovem de 22 anos explica que a iniciativa desafia os participantes a uma “interação com os doentes”, quer através das ações de “voluntariado” quer na realização de momentos de “oração ou de atividades mais dinâmicas”.

“O início é muito difícil porque estamos a lidar com pessoas completamente diferentes daquilo a que estamos habituados, pessoas que vivem uma realidade própria, mas com o passar dos dias torna-se fácil e acaba por ser uma experiência muito marcante, porque aprendemos muito sobre nós mesmos e sobre a realidade, a forma como vivemos”, realça.

Esta foi a terceira vez que o jovem universitário participou no programa de verão das irmãs hospitaleiras, juntamente com outros 14 voluntários.

Apesar de já ter alguma experiência, Hugo Mendes confessa que para ele continua a ser “complicado” lidar com a situação em que se encontram os doentes, sobretudo com aqueles que têm uma idade mais próxima à sua.

“Penso que é o medo se calhar de ficarmos iguais, de nos poder acontecer o mesmo”, complementa.

O contacto de jovens voluntários com a realidade da doença mental, através de pessoas que são acompanhadas pelas irmãs hospitaleiras, vai ser tema principal do Programa ECCLESIA na Antena 1 de hoje, a partir das 22h45.

SN/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top