Homilia do cardeal-patriarca de Lisboa na missa de quarta-feira de Cinzas

 “Quaresma tempo de humildade confiante”

 

1. Inicia-se, hoje, o tempo litúrgico da Quaresma. Tomá-lo a sério é querer celebrar a Páscoa, com toda a densidade da nossa relação com Cristo morto e ressuscitado. É um tempo que nos convida a viver na humildade e na confiança. A humildade é a aceitação da verdade, não apenas teoricamente afirmada, mas a verdade da nossa vida, no seu presente e na sua esperança de futuro. E consideremo-nos bem-aventurados se, ao enfrentarmos a verdade da nossa vida, sentirmos, não apenas temor, mas confiança. O temor seria justificado pelos nossos pecados; a confiança brota da certeza de sermos salvos por Jesus Cristo, Ele “que não conhecera o pecado, identificou-O Deus com o pecado por amor de nós, para que, em Cristo, nos tornássemos justiça de Deus” (2Cor. 5,21).

 

2. A primeira manifestação da humildade é reconhecermos a verdade dos nossos pecados. O Santo Padre, na sua Mensagem para a Quaresma, refere um traço da mentalidade contemporânea, a que os cristãos não são alheios: a perda do sentido do pecado e a diluição das fronteiras entre o que é bem e o que é mal. A primeira manifestação da humildade na verdade, é reconhecermos que somos pecadores, a realidade e o realismo do pecado na nossa vida.

Na construção desta atitude de verdade, devemos humildemente reconhecer o que é o pecado. A Palavra de Deus e a sabedoria da Igreja apontam-nos dois caminhos para olharmos, com coragem e humildade, a realidade do pecado em nós: violar os mandamentos de Deus, que exprimem, em termos de Aliança, preceitos fundamentais da lei natural: adorarás o Senhor Teu Deus; amarás o teu próximo; honrarás os teus pais; não matarás; não serás vítima da ganância e do amor desenfreado pelo dinheiro; viverás a tua sexualidade com generosidade sem renunciar à pureza do coração. A lei natural foi assumida pelos mandamentos da Aliança. Estes não são artigos de um código jurídico, mas exprimem a vontade amorosa de Deus. Eles são uma expressão, compreensível por nós, do amor que Deus nos tem e nos ensina o caminho da vida. Só é verdade que amamos a Deus quando cumprimos os seus mandamentos. Que neste primeiro dia da Quaresma ecoe no nosso coração o apelo do Apóstolo Paulo aos Coríntios: “Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus” (2Cor. 5,20). Que lugar damos a Deus na nossa vida? Vivemos como Ele quer? Só assim lhe daremos glória.

 

3. Um outro caminho para enfrentarmos a verdade do pecado na nossa vida, é a importância que damos àquilo que Deus pede a cada um de nós. A vida da fé é uma aliança de amor e, por isso, pode ser vivida na confiança. E nessa aliança de amor pessoal, entre cada um de nós e Deus, através do Seu Filho Jesus Cristo, Deus vai indicando a cada um o seu desejo de vida: uma radicalidade de amor adorante, uma missão para continuar a obra de Jesus Cristo para edificar o Reino de Deus, concretizações que se enquadram num itinerário de vida pessoal e nos põem em comunhão com o projeto amoroso de Deus. Ao jovem rico, depois de este ter declarado que desde pequeno cumpria os mandamentos, o Senhor lança-lhe um desafio novo: se queres ser perfeito, segue-Me (cf. Mt. 19,21).

O pecado, nestas circunstâncias, toca na sua essência que é o ser uma infidelidade ao amor. Não fazer tudo para discernir e perceber a vontade de Deus a nosso respeito ou não querer segui-l’O, na obediência da fé, é uma infidelidade de amor, o quebrar da Aliança que, em Jesus Cristo, Ele selou connosco de forma definitiva.

 

4. Na humildade e na confiança, a Quaresma é tempo de penitência e de conversão. Esta é sempre um ato de humildade e de confiança. Exige que ponhamos o coração onde Deus tem o Seu a nosso respeito e que não nos percamos na materialidade das coisas do mundo. A mensagem do Profeta Joel ganha sentido e atualidade com a força redentora da Páscoa de Jesus: “Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações. Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso” (Jl 2,12-13).

A nossa humildade na confiança exprime-se também em praticarmos o bem só para Deus ver e não para os homens nos louvarem. Esse louvor humano seria a nossa triste recompensa. A esmola, o jejum, a oração, devem passar-se entre nós e Deus. Ele que vê o que mais ninguém vê, dar-nos-á a recompensa (cf. Mt. 6, 1-6.16-18).

 

5. Mas a fonte da nossa confiança, que se exprime na esperança, está na fecundidade da Páscoa de Jesus, da Sua morte por nós e da Sua ressurreição para nós. Se caminharmos com fé e humildade, podemos confiar que o Senhor nos salva e nos conduzirá à plenitude da vida. Que as palavras do Apóstolo Paulo sejam a luz que nos guia nesta caminhada até à Páscoa: “Nós vos exortamos a que não recebais em vão a sua graça, porque Ele diz: no tempo favorável, Eu te ouvi, no dia da salvação, vim em teu auxílio. Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação” (2Co. 6,1-2).

Sé Patriarcal, 22 de fevereiro de 2012

D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top