Homilia do bispo de Viseu na Vigília Pascal

A Páscoa é o fermento do pão para todos

 

Deus é Criador, é Libertador, é Renovador, é Redentor, é Aquele que vive e dá a vida. Deus é Deus, está connosco e torna-nos Seus filhos adotivos através do Batismo, Sacramento que nos une à Sua ressurreição. Aleluia!…

Esta é a síntese das leituras que ouvimos, nesta Noite Santa de Páscoa. Noite de Luz, noite de Vida, noite de Confiança. A morte foi vencida na Cruz e o pecado já não tem domínio sobre a vida. Aleluia!…

Porquê, então, ter medo ou andar triste ou viver sem esperança, faltando-nos, tantas vezes, a confiança no amanhã? Não tenhamos medo! Não temamos! O Senhor ressuscitou e está connosco. Aleluia!…

Tudo o que, neste mundo, nos faz sofrer é penúltimo e vai acabar… O que quer que nos aconteça terá sempre a ver com a Ressurreição. Jesus Cristo Ressuscitado mostrou-nos o Caminho para a Vida Nova. Ele é a Verdade – não nos engana. Aleluia!…

Esta Noite Santa de Páscoa abre os olhos da Fé, sacia a sede de Esperança, mostra os segredos da Vida e dá-nos os mistérios da Salvação. Nesta Noite, a nossa pequenina luz une-se ao esplendor da Luz que é Jesus Ressuscitado e na Luz que ilumina, na Água que purifica e no Espírito que santifica, estão os segredos da renovação. Neles, encontramos a Fonte da Vida que nos renova como batizados para percorrermos, com alegria, o caminho que o Senhor nos abriu, no Batismo. Aleluia!…

Com Cristo Vivo, já nem o pecado é barreira. O Amor tudo vence e até a culpa é feliz porque nos leva ao Redentor, para obtermos o perdão sem medida e a misericórdia infinita do Pai. Aleluia!…

A Cruz já não é escândalo nem loucura, mas é árvore da vida e sinal de vitória sobre todos os limites. Se é loucura, é a loucura do amor de Deus. Nela, Jesus Cristo – Filho de Deus – venceu a morte e mereceu-nos a vida. Aleluia!…

Resta-nos ser porta-vozes dos Anjos do Evangelho – “ide depressa dizer aos discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia. Lá O vereis”. Convite e ordem confirmados por Jesus: “Não temais. Ide avisar os Meus irmãos que partam para a Galileia. Lá Me verão”.

Jesus tem pressa de Se encontrar com os Seus amigos. Ele sabe que faz muita falta. Sem Ele, não há confiança, não há coragem, não há alegria, não há amor e falta sentido para a vida. Todos os cristãos têm necessidade urgente de Jesus. O mundo e a nossa Sociedade têm urgência de Jesus e dos valores do Evangelho. O mundo em que vivemos precisa da Luz, da Vida, da Esperança e da Boa Nova da Páscoa para diminuir a mentira, para acabar a violência, para terminar a injustiça, para não haver mais atentados à pessoa e à comunidade humana. A maior crise da Sociedade de hoje é a falta de Fé. A maior pobreza é a ausência de amor. A maior violência é o laicismo militante e agressivo que apaga os sinais da Páscoa e destrói a confiança de todos. A Ressurreição de Jesus é o fermento do pão que deve chegar para todos. Pão que deve ser repartido e distribuído por todos. Com este pão surgirá um Mundo Novo, no qual nós, cristãos, somos chamados a ser a luz e o sal.

É urgente, caríssimos irmãos, é urgente sair da Quaresma com a notícia feliz e certa da Ressurreição. Caso não, seremos cristãos desiludidos, incrédulos, tristes, sem nunca perceber o que significou o Batismo na nossa vida. Ele é o mergulho na Ressurreição de Cristo, que nos ressuscita para vivermos a vida nova, com comportamentos novos. O Sínodo é a oportunidade de entendermos e cantarmos a Páscoa e de, com ela, transmitirmos os valores e os sinais da Ressurreição. Vamos viver o Sínodo nas nossas comunidades, renovando a Igreja que somos, com a esperança, a luz e a vida que brotam da Páscoa e de Jesus Ressuscitado.

Para todos, do coração, os votos amigos de uma Santa e Feliz Páscoa. ALELUIA!… ALELUIA!… ALELUIA!…

Partilhar:
Scroll to Top