Acordo de Colaboração visa investigação sobre «projetos de civilização» no pontificado que atravessou a II Guerra Mundial
Roma, 07 abr 2021 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa, Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma) e Universidade de Navarra (Espanha) assinaram um acordo de colaboração de quatro anos para estudar os arquivos sobre Pio XII, Papa que atravessou a II Guerra Mundial (1939-1945).
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Gregoriana informa que o projeto de investigação se intitula ‘Occidentes. Horizontes e projetos de civilização na Igreja de Pio XII’.
“O pontificado de Pio XII representa, de facto, um período histórico crucial para a evolução da ideia de ‘Occidente’ e da sua relação com a Igreja e o catolicismo”, realça a nota.
A coordenação científica foi confiada aos professores Paulo Fontes, da UCP; Paolo Valvo, da Universidade Católica do Sagrado Coração (Roma); o padre Roberto Regoli, da Universidade Gregoriana; e Pablo Pérez López, da Universidade de Navarra.
O projeto procura apresentar a “pluralidade de abordagens” na Igreja Católica, durante o pontificado de Pio XII (1939-1958), com vários modelos de “Ocidente”.
OC