Lisboa, 05 dez 2011 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove hoje a apresentação pública do livro ‘Elites católicas em Portugal: o papel da Acção Católica (1940-1961)’, da autoria de Paulo Fontes.
A sessão decorre a partir das 18h15, no auditório 2 (Edifício Antigo) da UCP, em Lisboa, com intervenções de D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e do historiador Luís Salgado de Matos, contando também com a presença do reitor da universidade, Manuel Braga da Cruz.
O volume de 1033 páginas e um CD editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia é prefaciado por Manuel Braga da Cruz.
O reitor da UCP foi o orientador da tese de doutoramento de Paulo Fontes, diretor-adjunto do CEHR, na qual o autor procurou “reconhecer a existência dessas elites, analisar a sua formação, inventariar as suas formas mais significativas, apreciar o seu percurso e papel na dinâmica eclesial e social do país ao longo de duas décadas, a partir da história da Ação Católica“.
A dissertação aponta para as as questões do contexto e de institucionalização da ACP, com a qual se formou um “escol”, intervindo simultaneamente junto das “massas” populares, em ordem à “restauração católica” do país.
OC