História/Portugal: Vaticano vai expor bula papal que deu origem ao Tratado de Tordesilhas

Documento de Alexandre VI integra mostra do Arquivo Secreto programada para 2012

Cidade do Vaticano, 13 out 2011 (Ecclesia) – O Vaticano vai expor em 2012 a bula ‘Inter Coetera’ (1493), do Papa Alexandre VI, na qual se procedia à delimitação dos territórios descobertos por espanhóis e portugueses, posteriormente corrigida pelo Tratado de Tordesilhas (1494).

O anúncio foi feito hoje pela Rádio Vaticano, referindo que o documento papal é um dos cem escolhidos para a mostra mostra multimédia «’Lux in Arcana’ – O Arquivo Secreto do Vaticano revela-se».

A bula ‘Inter Coetera’ dividia o chamado “novo mundo” entre Portugal e Espanha, através de um meridiano situado “100 léguas” a oeste do arquipélago do Cabo Verde.

A coroa portuguesa viria a promover a negociação de um novo acordo, o Tratado de Tordesilhas, que estabeleceu um novo meridiano a 370 léguas das ilhas cabo-verdianas.

A exposição ‘Lux in Arcana’ vai ser acolhida pelo Capitólio, edifício que alberga as autoridades municipais de Roma.

Entre as 100 obras escolhidas encontram-se ainda o códice do processo (1616-1633) do físico italiano Galileu Galilei, a carta ao parlamento inglês, de Clemente VII, sobre o casamento do rei Henrique VIII (1530) e o ‘Dictatus Papae’ de Gregorio VII (1073-1085), que estabelecia a primazia do poder do Papa sobre o poder político, um dos documentos mais antigos da mostra.

O Arquivo Secreto do Vaticano tem um site próprio, www.archiviosegretovaticano.va, no qual é possível encontrar parte do espólio com mais de mil anos.

Ao longo de 85 quilómetros de estantes, distribuem-se mais de 630 fundos de arquivos diferentes.

O arquivo, nos moldes em que existe, nasceu por iniciativa de Paulo V, por volta de 1610, se bem que a sua história recue nos séculos, dado ter nascido, desde cedo, a tradição de os Papas guardarem a documentação que se referia ao exercício da sua própria atividade.

O documento mais antigo conservado no Vaticano é o famoso ‘Liber Diurnus Romanorum Pontificum’, livro de fórmulas da chancelaria pontifícia do século VIII.

OC

Partilhar:
Scroll to Top