Porto, 16 jan 2012 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de História Religiosa – Porto inicia hoje um seminário sobre «Instituições eclesiásticas e ordenamento do território» que vai decorrer ao longo deste ano.
As sessões têm lugar na terceira segunda-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 20h00, nas instalações da Universidade Católica Portuguesa – Porto, Polo da Foz, e propõem-se ser um espaço “onde investigadores de várias proveniências, que se dedicam a temáticas ligadas à História Religiosa, tenham a oportunidade de dar (maior) visibilidade aos projetos de investigação (já realizados e/ou em curso), partilhando os frutos trabalho”, realça o site do CEHR.
Programa: Instituições eclesiásticas e ordenamento do território
16 de janeiro
– «A História Religiosa no contexto da renovação da historiografia portuguesa» – Paulo F. de Oliveira Fontes (CEHR)
20 de fevereiro
«A restauração diocesana e o processo de organização do território português (sécs. XI-XIII)» – Luís Amaral (FLUP) e Maria João Oliveira e Silva (CEHR)
19 de março
«A reorganização da geografia diocesana no séc. XVI e a criação de novos cabidos catedralícios» – Hugo Ribeiro da Silva (CHAM)
16 de abril
«As igrejas filiais e o processo de paroquialização da Idade Moderna: o caso da diocese de Lamego» – Nuno Resende (CEPESE)
21 de maio
«Transformações espaciais e objetos litúrgicos na arquitetura religiosa do século XVI» – Ana Sousa (CEPESE)
18 de junho
«Fiscalidade, clero e ordenamento territorial na diocese do Porto no século XVII» – Helena Osswald (FLUP)
15 de outubro
«São Gonçalo de Amarante e os “Oficiais do Ofício de Latoeiro” do Porto» – Arlindo Magalhães da Cunha (FT-UCP
19 de novembro
«A territorialidade na programação das Missões do Interior: Missões Regionais e Inter-paroquiais» – Acácio Sanches (CEHR)
LFS