História da Igreja: CEHR apresenta projeto sobre espiritualidade feminina

‘Claustra’ é dada a conhecer ao público esta segunda-feira

Lisboa, 08 mar 2014 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresenta esta segunda-feira, um projeto sobre espiritualidade feminina intitulado ‘Claustra’.

“’Claustra’ é uma plataforma ativa destinada à comunidade científica e acessível através da internet” que “consta de um Atlas e de um catálogo formado pelas fichas descritivas dos diversos espaços de espiritualidade feminina”, explica uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.

O projeto que vai ser apresentado na segunda-feira, às 18h00, no edifício da biblioteca da UCP em Lisboa resulta de uma investigação do grupo ‘Topografia da Espiritualidade Feminina’ pretendo agora ser “um instrumento de divulgação, projeção e avanço para ulteriores investigações”.

A iniciativa “nasce da necessidade de aceder a um conhecimento sistematizado e visual da origem, desenvolvimento e transformação dos espaços de espiritualidade feminina na Idade Média Peninsular”.

“O Atlas é composto por mapas dos Reinos Peninsulares ligados a uma barra cronológica que vai de 1100 a 1600, com uma periodicidade de 25 anos e neles mostram-se a origem e evolução (mudanças de assentamento, mudanças de ordem, etc.) dos diversos espaços de religiosidade feminina”, refere o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O catálogo vai permitir critérios diversos de busca e, por sua vez, dá acesso aos mapas do Atlas, sendo que as fichas do catálogo e a cartografia dos mapas permanecem sempre abertas a possíveis investigações futuras.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top