Haiti: Cáritas combate surto de cólera

Organização católica distribui às pessoas centenas de milhares de tabletes para purificação de água

A Cáritas, organização católica de solidariedade e ajuda humanitária, colocou no terreno um plano de prevenção para combater o surto de cólera que tem vindo a afectar o Haiti.

Depois de no Domingo, dia 24, as Nações Unidas terem confirmado a chegada da doença à capital, Port-au-Prince, a prioridade da organização humanitária católica é conseguir que as pessoas tenham acesso a água limpa e que cumpram todas as regras de higiene necessárias.

Recorde-se que este surto de cólera é um dos “efeitos secundários” do grave terramoto que ocorreu naquele país, em Janeiro último.

Para além das muitas perdas humanas e materiais, aquele abalo causou na altura sérios danos nas infra-estruturas sanitárias e em reservas de água, deixando a população mais vulnerável ao aparecimento de doenças.

“Com um grande número de pessoas a viverem em acampamentos sobrelotados e sem condições de higiene, é fundamental protegê-las” sublinha a Cáritas, em comunicado.

Para tal, a organização humanitária católica já distribuiu às pessoas centenas de milhares de tabletes para purificação de água, num pacote de emergência que integra ainda kits de higiene e de hidratação.

Até agora, mais de 250 pessoas já morreram de cólera no Haiti, suspeitando-se de que outras 3 mil poderão já ter sido infectadas.

As regiões mais atingidas são Douin, Marchand Dessalines e os arredores de Saint-Marc, a cerca de 100 quilómetros de Port-au-Prince.

Vários casos já foram também registados na cidade de Gonaïves e em diversas vilas próximas da capital, entre eles Archaei, Limbe e Mirebalais.

De acordo com o portal French Tribune, o director geral do Ministério da Saúde do Haiti, Gabriel Thimote, declarou esta Segunda-feira que “apesar de não se poder dizer que o surto de cólera atingiu o seu pico, tem-se verificado uma diminuição do número de mortes e de pessoas hospitalizadas”.

As autoridades sanitárias haitianas esperam assim que o pior já tenha passado.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top