Lisboa, 18 out 2015 (Ecclesia) – A Fundação Calouste Gulbenkian promove hoje o concerto ‘Música por uma Causa’ de solidariedade e apoio aos refugiados, às 19h00, no Grande Auditório, e as receitas vão reverter para a Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Fundação Calouste Gulbenkian informa que o concerto ‘Música por uma Causa’ conta com a atuação da Orquestra e do Coro Gulbenkian e o violoncelista russo Pavel Gomziakov.
Do evento de “solidariedade e apoio aos refugiados”, destaca-se a interpretação da Suite nº 2 em Ré menor de Johann Sebastian Bach que Pavel Gomziakov vai tocar num “raro violoncelo”, o Stradivarius Chevillard, que pertenceu ao rei D. Luis, e é uma das “joias da coroa do acervo” do Museu da Musica, tendo sido classificado como Tesouro Nacional em 2006.
A receita da bilheteira do concerto ‘Música por uma causa’ reverte para a Plataforma Portuguesa para os Refugiados (PAR) que é composta por cerca de 115 organizações da sociedade civil.
A PAR foi apresentada no dia 04 de setembro e é coordenada pelo presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Marques, antigo alto-comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural.
O Coro Gulbenkian, dirigido pelo seu maestro titular, vai interpretar um programa totalmente dedicado a Bach, compositor alemão do período barroco, com a participação de Fernando Miguel Jaloto (orgão), Raquel Reis (violoncelo) e Manuel Rego (contrabaixo).
“Todos os intérpretes atuam pro bono”, destaca o comunicado da Fundação Calouste Gulbenkian.
CB/OC