Guimarães: Papa Francisco concede indulgência plenária perpétua ao Santuário da Penha

Guimarães, Braga, 22 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco concedeu a indulgência plenária perpétua ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, em Guimarães, Arquidiocese de Braga, anunciou hoje a instituição.

O reitor do santuário, padre Carlos Sousa, afirma na nota de imprensa que este é um documento “muito importante” que encerra “uma grande honra e uma graça, mas simultaneamente uma acrescida responsabilidade”.

O Papa já tinha concedido uma bênção e indulgência plenária aos fiéis que participassem na 120ª peregrinação a Nossa Senhora do Carmo da Penha, em setembro de 2013.

O decreto da indulgência plenária perpétua foi entregue pelo cardeal vimaranense D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito da Santa Sé, durante as celebrações do Natal, adianta a Rádio Renascença.

“É uma grande honra para o Santuário da Penha alcançar esta graça, mas exige que todos correspondam aos requisitos estipulados para que a indulgência seja alcançada”, sublinha o padre Carlos Sousa.

De acordo com o Direito Canónico, para alcançar a indulgência, que pode ser parcial ou plenária conforme liberta parcial ou totalmente da sanção devida pelos pecados, requer-se, além da exclusão de qualquer afeto ao pecado, o cumprimento da obra prescrita pela Igreja, os sacramentos da Reconciliação (Confissão) e da Eucaristia, bem como a oração pelas intenções do Papa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR