Guimarães: Papa concede bênção apostólica aos peregrinos da Ronda da Lapinha

Cortejo mariano, um dos mais antigos do país, vai sair este domingo à rua

Braga, 12 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco concedeu uma bênção apostólica a todos os peregrinos que se preparam para participar na Ronda da Lapinha, este domingo na freguesia de Calvos, em Guimarães.

Segundo uma nota publicada pela Arquidiocese de Braga, através da internet, a mensagem enviada à Irmandade da Lapinha “invoca sobre todos os peregrinos e quantos se lhes associarem em espírito, no campo ou na cidade, a carícia confortadora do sorriso de Nossa Senhora”.

Através da missiva assinada pelo arcebispo Angelo Becciu, da Secretaria de Estado do Vaticano, o Papa deixa todos os peregrinos “sob o manto protetor de Nossa Senhora da Lapinha” e pede para que “continuem a rezar por ele”.

No dia 13 de maio, a Irmandade dirigiu a Francisco uma carta onde apresentava a Ronda da Lapinha e manifestava a vontade dos participantes “rezarem e sacrificarem-se pelas grandes intenções do seu pontificado”.

Os responsáveis pelo Santuário da Lapinha destacavam o empenho do Papa argentino na construção de “uma Igreja misericordiosa e aberta a todos, pobre e em saída missionária para encontrar Jesus em todas as periferias do nosso tempo”.

Marcada para as 13h00 deste domingo, a Ronda da Lapinha é uma manifestação de fé com mais de quatro séculos de história, que teve origem nas rondas ou clamores que antigamente se faziam um pouco por todo o país.

Estas celebrações, de caráter anual, consistiam em procissões à volta de uma determinada terra ou freguesia, acompanhadas com cânticos e ladainhas.

O principal objetivo era pedir a determinado santo, ou neste caso a Nossa Senhora, proteção para as pessoas, para as colheitas e animais.

Todos eram chamados a participar nos clamores ou pelo menos, a tradição pedia a presença de pelo menos uma pessoa por cada casa.

A Ronda da Lapinha, com um percurso de cerca de 20 quilómetros, é uma das mais antigas do país e reúne sempre milhares de fiéis que caminham a pé acompanhando o andor de Nossa Senhora.

Este ano, o cortejo vai contar com a participação do andor de Nossa Senhora da Nazaré – no final da Ronda, pelas 16h45 no largo do Toural, uma das principais praças de Guimarães, o antigo futebolista Neno vai cantar um clamor pelo sucesso do Papa Francisco.

AB/JCP

 

Partilhar:
Scroll to Top