Guimarães: Escuteiros católicos celebram 94 anos de existência em Portugal

Chefe nacional realça «momento importante» para revisitar a história preparar o futuro

Lisboa, 23 mai 2017 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas vai festejar hoje 94 anos de existência, em Guimarães, Arquidiocese de Braga.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE antecipa um “dia que promete”, na “cidade-berço”, animado com a presença esperada de “mais de mil escuteiros” de todas as regiões do país.

“Este é um momento importante para celebrar os 94 anos desta associação, revisitando a sua história e lançando pistas para o seu futuro, rumo ao centenário que acontece já em 2023”, realça o chefe nacional, Ivo Faria.

O epicentro dos festejos do escutismo católico vai ser o centro histórico de Guimarães, onde os participantes terão à espera “muitas atividades e jogos escutistas”, logo a partir das 9h00.

A manhã será preenchida com um “Jogo de Cidade” destinado às quatro secções do CNE (lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros), que se prolongará até a seguir ao almoço e à hora da missa, prevista para as 16h00 na igreja de S. Pedro do Toural.

Para os mais velhos, chefes e dirigentes, terá lugar o Seminário “94 anos a crescer na Missão”, com dois painéis e com a participação do anterior chefe nacional dos escuteiros católicos, Carlos Alberto Pereira, e do chefe de núcleo de Guimarães, Ernesto Machado, entre outros responsáveis.

O encerramento das comemorações dos 94 anos do CNE está marcado para as 17h00, na Praça do Toural, onde haverá “um simbólico corte de bolo”, com os escuteiros a receberem “não uma fatia, mas um Pirilampo Mágico”.

Fundado em 1923, em Braga, o CNE é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.

Para os escuteiros que não poderão estar em Braga, no próximo sábado, foram preparadas pelas juntas regionais diversas atividades, a nível local, para que cada núcleo ou agrupamento de escuteiros tenha a oportunidade de se associar aos festejos.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top