Guimarães: Cristãos entusiasmados com «Capital Europeia da Cultura»

Pároco da cidade olha para o evento como uma alavanca para futuras iniciativas e destaca a visibilidade que será dada ao roteiro religioso da região

Lisboa, 21 jan 2012 (Ecclesia) – O prior da paróquia de São Sebastião, em Guimarães, acredita que a elevação da cidade a “Capital Europeia da Cultura” 2012 dará maior visibilidade ao património religioso da região e representa um desafio para a Igreja local.

“Este é o momento de nós, cristãos, não sermos mais do que os outros mas trabalharmos e intervirmos fortemente”, realça o padre José Antunes, em entrevista publicada no site oficial do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A abertura oficial das comemorações está marcada para esta tarde, às 18h00, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Uma sessão solene que contará com a presença do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, do núncio apostólico [embaixador da Santa Sé] em Portugal, D. Rino Passigato, e do novo cardeal português, D. Manuel Monteiro de Castro, natural da região vimaranense, mais concretamente do concelho de Santa Eufémia de Prazins.

“É uma iniciativa que vai mexer com tudo em Guimarães”, sublinha o sacerdote que acompanha a comunidade de São Sebastião, constituída por cerca de duas mil pessoas, e tem tido a oportunidade de notar a “alegria” e o “envolvimento das pessoas” nesta festa.

Aquele responsável defende mesmo que “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura” é “a cereja no topo do bolo”, depois da forte aposta que foi feita, em eventos recreativos e artisticos.

A criação de estruturas como o Centro Cultural Vila Flor, o Círculo de Arte e Recreio, o cinema São Jorge e o lançamento de eventos como o Guimarães Jazz ou os Autos de Gil Vicente [dramaturgo que terá nascido naquela cidade] são apenas alguns exemplos do crescimento cultural que se tem verificado no território minhoto, ao longo dos anos.

No que diz respeito à Arquidiocese de Braga, há também vários projetos em movimento, adianta o padre José Antunes, destacando o “roteiro religioso para turistas” que está a ser preparado e que agora poderá ganhar outra visibilidade. 

Convidado a destacar alguns dos pontos mais atrativos da região de Guimarães, o pároco sugere passagens pelo “centro histórico da cidade”, que está “bem preservado” e que “é qualquer coisa de maravilhoso” para a vista.

“Há o Santuário da Penha, a que se chega pelo teleférico e de onde se pode avistar tudo à volta. Temos a Colina Sagrada, o castelo, o Paço dos Duques de Bragança, a renovação operada na cidade e a história que a envolve”, acrescenta.

Para além do vasto programa cultural e artístico previsto no evento “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”, a cidade vai ainda receber no final do ano um encontro do “Pátio dos Gentios”, estrutura criada pelo Vaticano para encorajar o diálogo entre crentes e não crentes.

SNPC/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top