Guimarães: Capital Europeia da Cultura recebe «Pátio dos Gentios»

Iniciativa do Vaticano promove diálogo com os não crentes

Braga, 13 jan 2012 (Ecclesia) – A cidade de Guimarães vai receber no final deste ano um encontro do «Pátio dos Gentios», nova estrutura do Vaticano para o diálogo com os não crentes, disse hoje à Agência ECCLESIA o arcebispo de Braga.

Esta edição está a ser programada com o Conselho Pontifício para Cultura, organismo da Santa Sé, e a Diocese de Braga e será integrada na programação de «Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura».

D. Jorge Ortiga refere que este é um género de iniciativa já realizado em várias cidades europeias, onde os “pensadores da Igreja entram em diálogo” com outros que “pensam de forma diferente”.

Para este responsável, trata-se de uma forma de “dialogar com novas culturas” e entrar na dinâmica da nova evangelização.

O arcebispo de Braga adiantou também que serão apresentados, brevemente, “guias com diversos itinerários do património artístico da região”, dado que a cidade de Guimarães tem diversas igrejas com “significado histórico”.

As iniciativas integram-se no programa da Capital Europeia da Cultura, com início marcado para o dia 21 deste mês, e mostram “um pouco da «alma» e da cultura do povo vimaranense”, concluiu D. Jorge Ortiga.

O nome «Pátio dos Gentios» evoca o espaço com o mesmo nome que no antigo Templo de Jerusalém hospedava os que não eram judeus.

O Conselho Pontifício da Cultura explica que a instituição é “um espaço complementar para o diálogo inter-religioso, desenvolvido há muitas décadas, e constitui um compromisso da Igreja a longo prazo, que vai interessar a numerosas pessoas no mundo, crentes e não crentes”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top