Romaria vai ser presidida por D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé e natural da região vimaranense
Guimarães, Braga 07 set 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco concedeu uma bênção e indulgência plenária aos fiéis que participem amanhã na 120ª peregrinação a Nossa Senhora do Carmo da Penha, em Guimarães.
D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé, vai presidir à eucaristia campal no Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, com início previsto para as 11h30.
“É um marco histórico e um marco de fé que perseguíamos há muitos anos”, revelou o cardeal vimaranense à Rádio Renascença.
A primeira grande peregrinação aconteceu em 1894 e em 120 anos de história esta é a terceira bênção papal à romaria da Nossa Senhora da Penha, a duas anteriores foram dadas por Pio IX e por Pio X.
A indulgência é definida no Código de Direito Canónico (cf. cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n. 1471) como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em determinadas condições pela ação da Igreja”.
CB