Guimarães: «A Fé que im’porta», 13 horas de celebração na Basílica do Toural

Braga, 16 out 2013 (Ecclesia) – A Basílica do Toural, no centro da cidade Guimarães, assinala hoje o novo ano pastoral e o encerramento das celebrações do Ano da Fé, com a iniciativa “A Fé que imPorta”.

‘A Fé que im’porta’ começa com o lausperene, adoração ao Santíssimo, às 10h00, termina às 22h00 e ao longo do dia haverá “diferentes momentos de celebração”, explica o departamento Arquidiocesano de Comunicação Social de Braga.

“A iniciativa, que decorre no interior da basílica, está aberta a todos os que pretendam participar, crentes ou não crentes, cristãos mais convictos ou menos convictos”, acrescentam.

O padre Dário Pedroso, provincial da Companhia de Jesus (jesuítas), orienta um “tempo de meditação e catequese” intitulado ‘Coração em fogo’, a partir das 15h00.

A partir das 22h00 dá-se a Bênção do Santíssimo Sacramento e depois celebram a eucaristia festiva.

Esta iniciativa, na Basílica do Toural, assinala também o dia em que a Igreja celebra a memória de Santa Margarida Maria (1647-1690) tendo sido canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV: “Após diversas visitas místicas do Sagrado Coração de Jesus conseguiu instituir a devoção das primeiras sextas-feiras, tendo como auxiliar o padre jesuíta Cláudio la Colombière”.

“A religiosa é a protagonista da história da devoção moderna ao Sagrado Coração de Jesus. Nasceu em 1647 na Borgonha, em França, tendo-se tornado religiosa da Visitação na localidade de Paray-le-Monial”, informa o departamento de comunicação da arquidiocese de Braga.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top