Guarda: Visita guiada sobre a história de São Vicente

Guarda, 19 jan 2017 (Ecclesia) – O Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda vai realizar, este domingo, uma visita guiada sobre «São Vicente, diácono e mártir».

A iniciativa tem início marcado para as 15:00 e é orientada pela historiadora de Arte e coordenadora do Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda, Joana Pereira, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Igreja de S. Vicente da cidade da Guarda localiza-se na Rua Francisco de passos (Rua Direita) e trata-se de um templo barroco reconstruído em 1790, sob o patrocínio do bispo D. Jerónimo Rogado de Carvalhal e Silva.

A Igreja de S. Vicente possui um notável conjunto de historiados painéis de azulejos policromos, do último quartel do século XVIII e que são atribuídos ao ceramista de Coimbra, Sousa Carvalho.

Os painéis de azulejos narram episódios da vida de Cristo, da Virgem e ainda reproduzem emblemas cristológicos, emoldurados por uma “riquíssima e assimétrica decoração de concheados, cartelas e elementos arquitetónicos, onde predominam o azul manganês, o amarelo e o branco”, refere a nota.

As paredes da nave da igreja são forradas com episódios marianos e cristológicos, narrando, entre outros acontecimentos, a «Anunciação», a «Visitação» ou ainda «A Adoração dos Reis Magos».

S. Vicente é o mais célebre dos mártires hispânicos e o seu dia celebra-se a 22 de Janeiro.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top