Amanhã, dia 17 de Julho, a Igreja celebra a memória litúrgica de três missionários jesuítas que partiram da Diocese da Guarda para trabalharem em terras de missão. Faziam parte do grupo dos 39 companheiros do Padre Beato Inácio de Azevedo que, em três naus, rumavam ao Brasil. Foram interceptados por corsários inimigos da Fé, ao largo das Canárias e sofreram o martírio, no dia 15 de Julho do ano de 1570.
De Celorico da Beira seguia o Beato Manuel Fernandes, que se preparava ainda para a Ordenação Sacerdotal; da Covilhã, o Beato Francisco Álvares, Irmão Auxiliar e de Trancoso seguia o Beato António Soares, que também ainda estudava Teologia.
Foram beatificados pelo Papa Pio IX em 11 de Maio de 1854.
Sobre este acontecimento, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, referiu que "ao celebrarmos esta data, na qual se faz a memória litúrgica dos únicos três nossos diocesanos elevados às honras dos altares até agora, queremos aproveitar para renovar a nossa preocupação missionária e também sublinhar a importância decisiva das vocações de especial consagração na vida da Igreja e igualmente da nossa Diocese".