Guarda: Projeto virtual quer aproximar paróquias da Serra da Estrela

Padre António Martins destaca importância das novas tecnologias para a evangelização

Guarda, 28 out 2014 (Ecclesia) – O padre António Martins, da Diocese da Guarda, colocou em marcha um novo projeto virtual para apoiar e aproximar mais as comunidades católicas da Serra da Estrela.

Intitulado “paroquiasdaestrela.blogspot.pt”, o site pretende ser “um espaço de reflexão, estudo e informação” ao serviço das paróquias do Sabugueiro, Santiago, Carragosela, Vila Cova, Sandomil e São Gião, no arciprestado de Seia.

Tem ainda como objetivo chamar “à vida paroquial” comunidades “anexas” como as aldeias de Folgosa da Madalena, Folgosa do Salvador, Maceira, Corgas, Aldeia Nova, Furtado, Cabeça de Eiras, Rio de Mel e Parceiro”.

Em Seia desde setembro, o padre António Martins tem 34 anos, é natural de Vale de Azares, do Concelho de Celorico da Beira, e sacerdote há 9 anos.

Segundo o pároco, a nova página pretende dar “um sentido comum” às pessoas que vivem na região da Serra, muitas delas em zonas mais isoladas.

Além deste projeto virtual, com que quer “chegar aos mais novos”, o sacerdote quer também dar andamento a um boletim paroquial impresso “para distribuir pelas pessoas que não estão tão acostumadas com as novas tecnologias”.

Numa análise à realidade da Diocese da Guarda, o padre António Martins defende que deveria existir uma aposta mais efetiva nos novos meios de comunicação, uma vez que eles “são ferramentas fundamentais para evangelizar”.

“As pessoas estão sedentas de informação e formação e talvez fosse importante que ao nível da diocese houvesse um banco de dados sobre a liturgia, o canto e outros assuntos relacionados com a vida da Igreja”, sugere aquele responsável.

Ao nível do arciprestado de Seia, onde todos os anos “passam centenas de turistas, tando no verão como no inverno”, o objetivo passa por facilitar cada vez mais o acesso das pessoas às atividades levadas a cabo pela Igreja Católica na região e melhorar também as estruturas de acolhimento a quem ali chega de visita.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top