Guarda: Projeto do novo museu de arte sacra da diocese distinguido a nível nacional

Bispo encara prémio como um sinal de que o trabalho está a ser feito «de forma consistente e sustentável»

Guarda, 18 dez 2014 (Ecclesia) – O estudo destinado à criação do Museu de Arte Sacra da Diocese da Guarda foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museus.

De acordo com o jornal “A Guarda”, a investigação da autoria da técnica Joana Pereira foi considerada por aquele organismo como “o melhor estudo sobre museologia”.

O projeto, feito pela jovem no âmbito da sua tese de mestrado, “trata do processo que vai do inventário do património de arte sacra da Diocese da Guarda, até à criação de um museu onde o mesmo seja apresentado, mas também protegido e investigado”.

Atualmente, 8 dos 15 arciprestados que compõem a diocese estão inventariados, faltando depois de concluir este processo avançar para a concretização do “futuro museu”.

Para o bispo da Guarda, a atribuição de um prémio ao estudo base do museu significa que a diocese “está a trabalhar de forma consistente e sustentável”.

“Desde o princípio que fizemos a seguinte opção: não queremos andar depressa, preferimos fazer bem. E o mérito do nosso propósito acaba de ser reconhecido”, apontou D. Manuel Felício.

AG/JCP

Partilhar:
Scroll to Top