Guarda prepara reorganização das paróquias

O Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, anunciou que vai proceder à reorganização das 365 paróquias que constituem a Diocese, com o objectivo de colmatar a falta de sacerdotes e de responder aos novos desafios da Igreja.

De acordo com D. Manuel da Rocha Felício, a diocese possui 120 padres no activo, número que representa "um terço dos padres que havia há trinta anos", quando existiam "trezentos e tal". Tendo em conta esta situação, considera que será necessário "conjugar bem o sacerdócio ordenado, com outros serviços que a Diocese tem", adiantando que está em preparação, entre 2009 e 2010, a reorganização da Diocese, que incluirá a criação de "pacotes de paróquias".

"A nossa Diocese tem 365 paróquias mas são paróquias a mais. Temos que procurar, dentro destas 365 paróquias, fazer pacotes de paróquias, aquilo que em termos técnicos chamamos de unidades pastorais", disse o Bispo por ocasião das comemorações do Dia Diocesano do Clero, realizadas em Gouveia.

Considerou que a reforma que está a ser preparada, permitirá criar unidades pastorais que são "conjuntos de paróquias que têm à sua frente a liderança de um sacerdote, que é ajudado por um grupo de leigos ou mesmo por comunidades religiosas".

O Bispo garantiu que com as alterações previstas "não será tirado o nome de paróquias nem o estatuto de paróquias àquelas que o têm", mas defendeu a necessidade de existir um trabalho "em rede" que liberte os sacerdotes para as funções mais importantes.

D. Manuel da Rocha Felício reconheceu que faltam padres na sua diocese mas recordou que nos últimos quatro anos, desde a sua tomada de posse, já ordenou 10 sacerdotes, o que lhe permite afirmar que a região "não é um deserto de vocações sacerdotais".

Também adiantou que no dia 28 de Junho, pelas 16.00 horas, irá ordenar mais dois sacerdotes na Sé Catedral da Guarda.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top