Guarda: Pastores continuam em transumância pelas encostas da Serra da Estrela

Festa em Fernão Joanes mantem tradição e abençoa o quotidiano de quem guarda os rebanhos

Lisboa, 23 jul 2015 (Ecclesia) – A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, na Diocese da Guarda, promove anualmente a ‘Festa da Transumância’ para homenagear e abençoar os pastores das encostas da Serra da Estrela.

De acordo com o presidente da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, a transumância recorda as deslocações dos pastores nas diferentes estações do ano, na procura dos “melhores pastos” para o gado.

“O inverno é rigoroso na Serra da Estrela e eles desciam e iam para outros campos à procura de melhores pastos, de melhor tempo, tudo em prol do seu gado e das ovelhas, e depois quando chegava à altura do verão, pelo final de maio, regressavam às suas origens”, refere António Bico.

O presidente da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes lembra na reportagem emitida hoje no programa Ecclesia, na RTP2, que têm feito sempre a “homenagem aos pastores”, motivando-os para que “as tradições se mantenham".

Para o pároco de Fernão Joanes, as celebrações, como a que decorreu na Igreja de São Jão Batista no último domingo, devem “ir ao encontro das pessoas”  e valorizar os que continuam “a percorrer os caminhos da Serra”.

“Somos um povo que mantem esta tradição viva, passando-a de pais para filhos. Alguns, mais novos, já não com tanta persistência, mas vamos tendo muita gente que faz a sua vida atrás das ovelhas, que continua a percorrer os caminhos da Serra e a fazer com que esta tradição não se perca”, afirmou o padre Francisco Barbeira.

O pároco sublinha que “celebrar o domingo, a ressurreição de Jesus, com esta alegria, a presença destes elementos torna a Eucaristia mais viva e mais alegre e vai ao encontro daquilo que eles são”.

"São pastores e é como pastores que os temos de receber”, sustenta o padre Francisco Barbeira.

Durante a Missa da Festa da Transumância, os pastores participam com os seus cães na celebração, que termina com uma bênção para o trabalho de cuidar dos rebanhos.

Na reportagem do programa Ecclesia, emitida hoje na RTP21, pode ver e ouvir os testemunhos de muitos pastores e o relacionamento que têm com as ovelhas, que sempre conhecem pelo nome.

HM/PR

Partilhar:
Scroll to Top