Guarda, 03 mar 2017 (Ecclesia) – As paróquias da Sé e São Vicente, na Diocese da Guarda, vão promover um inquérito sobre a Assembleia Diocesana programada para três sessões, nos próximos meses de abril, maio e junho.
“Avançámos com este inquérito para termos respostas mais abrangentes e dados mais concretos para levarmos à Assembleia Diocesana” explicou um dos párocos, o padre Alfredo Neves, ao jornal ‘A Guarda’.
A introdução ao inquérito explica que a diocese vai realizar uma Assembleia Diocesana, composta de padres, diáconos e leigos, para debater as questões da “situação atual da Igreja e buscar novos caminhos”.
Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a diocese informa que o inquérito é anónimo e pretende “uma maior participação de todos os membros da comunidade paroquial”, depois da “caminhada de reflexão” realizada ao longo de três anos onde foram constituídos “alguns grupos”.
O questionário – em papel e através da internet – pede a opinião aos paroquianos da Sé e São Vicente, na Guarda, sobre questões que procuram respostas para as seguintes proposições: “A Igreja que somos; a Igreja no mundo; a espiritualidade, oração – projeto de vida com Deus”.
Entre outros assuntos, é ainda pedida a opinião sobre a crise na Igreja e na diocese – “baixa drástica da prática dominical, seminários fechados, poucos sacerdotes e velhinhos, escândalos graves” – e crise na família, “a maioria já não casa pela Igreja, o divórcio atinge 70%”.
O inquérito, disponível no sítio online das paróquias, que tem espaço para comentários e sugestões também foi distribuído em todas as missas das paróquias da Sé e São Vicente, na Diocese da Guarda.
CB