Guarda: Padres querem reforma das «estruturas caducas do passado»

Apelos à reestruturação pastoral e espiritual na assembleia diocesana do clero

Mais de uma centena de padres e diáconos da diocese da Guarda estiveram reunidos esta Quarta e Quinta-feira, num encontro em que se escutaram apelos à reforma das “estruturas caducas do passado”.

“Queremos ser padres, só padres, cada vez mais padres à semelhança de Jesus Cristo” foi o desafio lançado pelo bispo, D. Manuel Felício, na abertura dos trabalhos.

Numa das intervenções do primeiro dia, o Pe. Sérgio Duarte frisou a necessidade urgente de uma reforma ao nível da teologia e da catequética, para repensar a fé e reformulá-la de modo coerente.

O sacerdote sublinhou que também é precisa uma reorganização pastoral para repensar as “estruturas caducas do passado”, assim como uma reestruturação espiritual com o objectivo de revitalizar a mística e repensar a articulação dos sacramentos com a vida, segundo informa o site da diocese,

Menos missas e mais catequese de adultos, formação dos leigos, dar mais atenção à mudança dos tempos e à cultura do povo, promoção do diálogo com a sociedade, envolvimento dos jovens nas paróquias e rezar antes de agir foram algumas das propostas apresentadas.

O programa do dia de abertura incluiu ainda duas conferências sobre a reorganização dos departamentos da diocese e o incremento da solidariedade entre os padres.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top