Guarda: Padres estão satisfeitos com a sua opção de vida

Sacerdotes devem valorizar o Catecismo da Igreja Católica, afirmou bispo diocesano na abertura da assembleia do clero

Guarda, 24 mai 2012 (Ecclesia) – Os padres da Diocese da Guarda estão satisfeitos com a sua opção de vida e têm uma boa relação com os fiéis e as instituições da sociedade civil, revelam as respostas a um inquérito interno distribuído aos sacerdotes.

Os resultados foram divulgados esta quarta-feira, durante o primeiro dia da assembleia do clero diocesano, que decorre na Guarda até às 17h00 de hoje, refere o site da diocese.

Na sessão de abertura o bispo da Guarda lembrou que o encontro decorre num ano com várias efemérides importantes para a Igreja Católica, como é o caso do meio século decorrido após o início do Concílio Vaticano II (1962-1965) e a morte do Servo de Deus e bispo auxiliar D. João de Oliveira Matos (1879-1962).

Em 2012 assinalam-se igualmente 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, pelo que a sua valorização é uma prioridade, afirmou D. Manuel Felício, que também recordou a realização do Sínodo sobre a Nova Evangelização, agendado para 7 a 28 de outubro no Vaticano, e o Ano da Fé, que decorre de 11 de outubro a 24 de novembro de 2013.

Na primeira sessão da assembleia os cerca de cem padres e diáconos presentes refletiram sobre o grau de satisfação no exercício do seu ministério e as dificuldades que enfrentam.

O vigário do clero, padre Luciano Costa, sublinhou que “a formação permanente, a vida em equipa e a docilidade ao espírito são caminho para o padre ser feliz”.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR