Os trabalhos, que se prolongaram durante ano e meio de trabalhos, foram integralmente pagos pela Igreja Católica
Guarda, 21 Jan (Ecclesia) – A entrega definitiva da obra do paço episcopal da Guarda vai ocorrer hoje, anunciou o bispo, D. Manuel Felício, em carta enviada aos padres da diocese.
Iniciadas em Junho de 2009 e com um prazo de execução de um ano, as obras prolongaram-se mais alguns meses do que o previsto, tendo um custo total orçado em mais de 900 mil euros, que a diocese suportou na totalidade.
“Dentro das limitações que naturalmente a crise impõe, estamos contentes com a colaboração que nos tem vindo em donativos”, adianta D. Manuel Felício.
O paço episcopal, designação frequentemente dada à residência do bispo diocesano, ocupa uma casa solarenga do século XVIII, construída nos limites da cidade de então, doada pelos condes de S. João de Areias à diocese da Guarda.
Depois de um século de uso sem grandes transformações, está agora numa intervenção de fundo para cúria diocesana (zona de atendimento, gabinetes, salão e salas de reuniões, arquivo vivo, casa de máquinas, garagens e arrumos).
As novas obras abrangeram ainda uma capela, salas de recepção e audiências, a secretaria episcopal, área de habitação e casa da comunidade religiosa de apoio ao bispo diocesano, biblioteca e arquivos.
“A ideia base subjacente a todo o projecto foi sempre de manter as características arquitectónicas do edifício”, refere o autor do projecto, o arquitecto Joaquim Carreira, em comunicado enviado pela diocese.
Devido à realização das obras, a residência do bispo e a cúria, conjunto de pessoas e instituições ao serviço do governo da diocese, funcionaram provisoriamente no antigo colégio de S. José.
DG/OC