Projeto começa a funcionar em fevereiro para 400 crianças a partir dos cinco anos de idade
Guarda, 23 ago 2012 (Ecclesia) – A Liga dos Servos de Jesus, sediada na Diocese da Guarda, vai abrir em fevereiro uma escola na região angolana de Kilenda, província de Kwanza-Sul, para servir 400 crianças a partir dos cincos anos de idade.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de comunicação da Igreja Católica egitaniense adianta que “neste primeiro ano”, o estabelecimento de ensino “funcionará a título de experiência” e os mais novos serão divididos “em dois turnos” de duzentos alunos cada.
Para ajudar a consolidar a nova estrutura educativa, que estará sob a orientação do Ministério da Educação local, a Liga dos Servos de Jesus enviou esta quarta-feira para Kilenda duas voluntárias missionárias, Isabel Varandas e Céu Vale.
As duas colaboradoras levaram também como objetivo contribuir para a “formação contínua de todo o pessoal colocado na escola, uma vez que são detentoras de formação profissional adequada para o efeito”, acrescenta a mesma nota.
Segundo a coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, Maria da Graça, os conhecimentos que vão ser transmitidos aos recursos humanos do novo colégio “vão ser embebidos dos princípios que a Liga defende e pretende transmitir e todo o trabalho terá um objetivo específico: formar para os valores”.
Nos planos da instituição católica da Guarda, que desde agosto de 2008 tem uma comunidade de irmãs em Angola, está ainda proceder à implementação de um “projeto de alfabetização para jovens e adultos de Kilenda, que não tenham podido em tempo oportuno cumprir a escolaridade a que têm direito”.
A Lei de Bases do Sistema de Educação, Lei 13/01, de 31 de Dezembro, assegura a obrigatoriedade e gratuidade do ensino primário no território angolano.
O cónego Manuel Matos, vigário geral da Diocese da Guarda, vai acompanhar as duas voluntárias, Isabel Varandas e Céu Vale, na sua viagem até Kilenda, onde permanecerá “por um período curto de tempo”, para dar formação à comunidade local nas áreas da família, catequese, liturgia e ação social.
A Liga dos Servos de Jesus, associação pública de fiéis, foi fundada em 1924 por D. João Oliveira Matos (1879 – 1962), antigo bispo auxiliar da Guarda.
Segundo o carisma que orienta o organismo católico, todos os membros têm como deveres a procura da perfeição espiritual, da reparação e desagravo, da oração pela Igreja, e da dedicação ao apostolado, atuando diretamente sobre as pessoas do meio onde residem.
JCP