O Secretariado Diocesano da Guarda do Movimento da Mensagem de Fátima realiza hoje, dia 2 de Outubro, umas Jornadas Marianas, centradas na pastorinha Jacinta Marto. A iniciativa tem lugar no Centro Apostólico, D. João de Oliveira Matos, e acontece no âmbito do centenário do nascimento de Jacinta Marto.
Com o tema “reparte com alegria, como a Jacinta”, as jornadas têm início marcado para as 9.30 horas. Meia hora mais tarde, a Irmã Ângela de Fátima Coelho, Postuladora extra urbem da Causa de Canonização dos pastorinhos vai falar sobre “Espiritualidade dos pastorinhos”, e às 11.00 horas, Monsenhor Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário, falará sobre “actualidade da Mensagem de Fátima”. A manhã termina com a intervenção do Bispo da Diocese, D. Manuel Felício, sobre “reparação na Mensagem de Fátima: sentido teológico”.
Durante a tarde a Irmã Ângela Coelho vai abordar os temas “Compaixão e cuidado – como Jacinta viveu a doença” e “que é que Vossemecê me quer? Testemunho vocacional”. Monsenhor Luciano Guerra vai falar sobre “adoração eucarística de crianças”.
Os trabalhos terminam com a celebração da Eucaristia participada e animada pelos jovens.
As jornadas têm os seguintes objectivos: apresentar a figura de Jacinta Marto como reparadora, devota do papa e consoladora do Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria; aprofundar o conhecimento do conteúdo essencial da Mensagem de Fátima e torná-la presente no ambiente concreto de hoje em todas as comunidades paroquiais através do Movimento da mensagem de Fátima; sensibilizar párocos, pais, catequistas, educadores, para a vivência cristã na Escola de Maria.
São principais destinatários destas jornadas os párocos, associados do Movimento da mensagem de Fátima, pais, catequistas, educadores, peregrinos a pé e todos os interessados em aprofundarem a piedade mariana.