Guarda: Jornadas da Liga dos Servos de Jesus com balanço positivo

Guarda, 29 ago 2012 (Ecclesia) – A organização das jornadas pastorais sobre a obra de D. João de Oliveira Matos (1879-1962), fundador da Liga dos Servos de Jesus, com sede na Guarda, fez um balanço “francamente positivo” da iniciativa concluída esta terça-feira.

O bispo auxiliar de Braga, D. António Moiteiro, que vai deixar a assistência da Liga, disse, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, que “como estudo, como reflexão sobre o que é a Liga, o carisma da Liga, a sua atualidade e o seu futuro, [a iniciativa] foi uma maneira muito boa de comemorar os 50 anos da morte do senhor D. João”.

O novo assistente, Padre Alfredo Pinheiro Neves, que toma posse hoje, falou da importância das jornadas na medida em que ajudaram a “celebrar o amor de Deus através do carisma do fundador”.

A coordenadora geral da Liga, Maria Adelaide Gonçalves, mostrou-se entusiasmada com a presença de pessoas que “sentiram vontade de aprender mais sobre a vida e obra do Senhor D. João”.

D. António Moiteiro referiu ainda que “o processo de beatificação do senhor D. João está pronto” e há a promessa de que “vão ser analisadas as virtudes” de modo a ser “declarado venerável”, para depois ser “analisado o processo do milagre”.

Na abertura dos trabalhos, D. Manuel Felício, bispo da Guarda, lembrou a necessidade da “defesa e fortalecimento da fé” e o relançamento do “amor à igreja”, que apresentou como duas grandes paixões da vida de D. João de Oliveira Matos.

A vida de D. João de Oliveira Matos tem sido objeto de investigação na diocese e no Vaticano, com vista à sua eventual beatificação e canonização.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top