Guarda: Igreja de S. Vicente reabre ao culto

A Igreja de S. Vicente, na cidade da Guarda, reabre ao culto no domingo, dia 14 de Março, após a realização de várias obras que também incluíram a consolidação dos azulejos das paredes interiores que estavam em “iminente derrocada”.

A cerimónia de dedicação do novo altar, pelas 18.30 horas, será presidida pelo Bispo da Guarda.

O padre António Moiteiro, pároco de S. Vicente, explicou ao Jornal A Guarda que as obras iniciadas em 2009 também incluíram a limpeza da talha dos altares, a colocação do altar antigo no lugar inicial e a instalação de um novo altar e de um ambão, “de acordo com as normas litúrgicas”. “A igreja também levou rebocos novos e as madeiras foram objecto de tratamento. Foi instalado um novo sistema de som e de aquecimento e foi feita a revisão da parte eléctrica e de iluminação”, explicou o sacerdote.

De acordo com António Moiteiro já foram gastos “mais de 100 mil euros” nas obras que foram realizadas “à conta da paróquia”.

O sacerdote garantiu que após os trabalhos de consolidação, “os azulejos estão perfeitos”. “Estavam em iminente derrocada e foram consolidados”, disse, recordando que “ao longo dos anos houve a preocupação de guardar os azulejos que se iam desprendendo das paredes”. “Tínhamos três caixas com azulejos, onde eram guardados, à medida que iam caindo das paredes, e que agora foram colocados nos sítios respectivos”, contou.

O pároco de S. Vicente mostra-se “muito contente” com o resultado final das obras, garantindo que “toda a gente está contente, mesmo os próprios arquitectos”. Atribuídos ao séc. XVIII, os vários painéis de azulejos, da autoria do artista conimbricense Sousa Carvalho, representam cenas da vida de Nossa Senhora (no corpo da Igreja) e da Paixão de Cristo (na Capela Mor).

Em relação à vida de Nossa Senhora, podem ser apreciados os seguintes momentos: apresentação de Nossa Senhora no Templo, casamento, apresentação, a visita de Nossa Senhora, adoração dos pastores, adoração dos Reis Magos e o Baptistério (onde se encontra a pia Baptismal).

A igreja de S. Vicente, localizada no Centro Histórico da Guarda, está classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto-lei nº 28/82 de 26/02/1982.

Durante a realização das obras de restauro, a Capela de S. Pedro serviu de Igreja Paroquial de S. Vicente.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top