Guarda, 06 jan 2022 (Ecclesia) – O padre Manuel da Silva Ferreira faleceu aos 97 anos de idade, a 4 de janeiro, no Hospital da Guarda, e as exéquias foram presididas pelo bispo da Guarda, no dia seguinte em Vide Entre Vinhas.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese da Guarda informa que D. Manuel Felício destacou “um mestre” que “serviu a Igreja com amor e com imensa dedicação”, na homilia da Missa.
Nas cerimónias fúnebres também concelebraram o bispo de Viseu, D. António Luciano, e mais de duas dezenas de sacerdotes.
O padre Manuel da Silva Ferreira, que faleceu aos 97 anos de idade, esta terça-feira, nasceu a 23 de junho de 1924.
Foi ordenado sacerdote a 22 de fevereiro de 1947, por D. José Alves Matoso, na Capela do Paço Episcopal da Guarda, depois de ter frequentado os seminários diocesanos, de 1935 a 1945, e, depois, estudou na Universidade Gregoriana, de 1962 a 1965.
O padre Manuel da Silva Ferreira foi pároco de várias comunidades na Guarda, Pinhel, Almeida, e colaborou com a equipa pastoral de São Miguel da Guarda.
Na Diocese da Guarda foi também prefeito e professor no seminário maior, assistente diocesano da Ação Católica, diretor espiritual e subdiretor do Colégio de São José, responsável do Secretariado de Ação Social e Caritativa, e prefeito no Lar Académico e professor da Escola de Enfermagem da Guarda.
CB