Guarda, 30 nov 2024 (Ecclesia) – O diácono Manuel Joaquim Lopes Castela faleceu esta sexta-feira, 29 de Novembro, no Lar de Trancoso, segundo informação da diocese da Guarda, enviada à Agência ECCLESIA.
“O funeral realiza-se este domingo, dia 1 de dezembro, às 15.30 horas, na igreja de São Miguel da Guarda, seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério da Estação”, escreve o comunicado.
Ordenado diácono a 22 de outubro de 2006, na Sé Catedral, “dedicou grande parte da sua vida ao serviço dos Cursilhos de Cristandade, cooperando dezenas de anos com o padre Eugénio da Cunha Sério”.
“Na cidade da Guarda colaborou na pastoral da saúde no Hospital, na pastoral Penitenciária nos Estabelecimentos Prisionais, e com o pároco da paróquia de São Miguel da Guarda, sua paróquia de residência. Foi cooperador pastoral em oito paróquias do Vale do Mondego e também nas paróquias confiadas ao seu filho, padre Jorge Castela”, dá conta o comunicado.
Manuel Joaquim Lopes Castela, nascido a 31 de Agosto de 1934 em Trancoso, foi casado com Leonilde da Conceição Gomes Pinheiro Castela, de quem enviuvou a 7 de outubro de 2001; por motivos de saúde foi dispensado dos serviços pastorais desde 2018.
LS