Guarda: Faleceu cónego Geada Pinto

Câmara Municipal da Guarda decretou dois dias de luto municipal

Guarda, 28 dez 2019 (Ecclesia) – Faleceu esta sexta-feira o cónego Manuel Geada Pinto, da Diocese da Guarda, que foi diretor Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca – Outeiro de S. Miguel, do Jornal Amigo da Verdade e das Oficinas de São Miguel.

De acordo com um comunicado da Diocese da Guarda, o cónego Manuel Geada Pinto nasceu no dia 5 de Fevereiro de 1929, na Orca, concelho do Fundão, tendo sido ordenado sacerdote em 29 de julho de 1951.

Em 1954, chegou ao Outeiro de S. Miguel, tornando-se o mais próximo colaborador de D. João de Oliveira Matos, bispo auxiliar da Guarda e fundador Liga dos Servos de Jesus, e de Alberto Dinis da Fonseca, “entusiastas da fundação da realidade que é o Instituto de S. Miguel”.

“Depois de lecionar no Seminário Menor do Fundão e no Seminário Maior da Guarda, o jovem padre tornou-se professor na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, do Outeiro de S. Miguel”, acrescenta o comunicado

Entre 1959 e 1998 o padre Manuel Joaquim Geada Pinto foi diretor da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca – Outeiro de S. Miguel, destacando-se pela “sua capacidade de trabalho e orientação” que “catapultou a sua ação para além da realidade, que é o Outeiro de S. Miguel”.

“Como representante dedicado do Instituto de S. Miguel, recuperou e modernizou as Oficinas de S. Miguel, impulsionou o crescimento da Escola Regional que se tornou numa referência regional e nacional, em termos físicos e humanos”, refere a Diocese da Guarda.

Para além do “prestígio do pedagogo brilhante”, que foi professor também na Escola Industrial e Comercial da Guarda, o cónego Geada Pinto destacou-se por ter sido “poeta, dramaturgo e músico”.

“A sua veia jornalística prendeu as gentes à leitura do “Amigo da Verdade”, o semanário regionalista de inspiração católica que superiormente dirigiu durante longos anos”, refere o comunicado.

O cónego Manuel Geada Pinto foi também diretor artístico do Centro Cultural da Guarda, dirigiu o Orfeão da Guarda, foi um dos fundadores do Rancho Folclórico da Guarda e pároco da freguesia da Arrifana desde 1991.

O funeral do cónego Manuel Geada Pinto realiza-se este sábado, 28 de dezembro, às 15h00, na Igreja do Outeiro de São Miguel, e vai ser sepultado cemitério da Arrifana.

O presidente da Câmara da Guarda decretou dois dias de luto municipal, este sábado e domingo, pelo falecimento do cónego Geada Pinto.

PR

Partilhar:
Scroll to Top