Guarda: Equipa diocesana de EMRC apela à inscrição na disciplina, «proposta educativa que promove o crescimento integral da pessoa»

Comunicado faz referência ao período de matrículas escolares, que está em curso, para o próximo ano letivo

XXII ENES Foto: Educris

Guarda, 23 mai 2025 (Ecclesia) – A equipa da Diocese da Guarda de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) apelou à inscrição na disciplina para o ano letivo de 2025/2026, salientando a importância que tem na formação dos alunos e no seu futuro.

“Está em curso o período de matrículas para o ano letivo 2025/2026, um momento decisivo para continuarmos a afirmar a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica nas nossas escolas”, pode ler-se no comunicado citado pela Diocese da Guarda.

Intitulado “EMRC – Matrículas 2025/2026 — Uma oportunidade para semear esperança!”, o texto refere que “mais do que uma simples opção curricular, a EMRC é uma proposta educativa que promove o crescimento integral da pessoa, abre espaços de diálogo e reflexão, e convida à vivência de valores humanos e cristãos que dão sentido à vida”.

A equipa diocesana de EMRC escreve que a disciplina “é um espaço onde se semeia esperança — esperança num mundo mais justo, solidário e fraterno”.

“A presença da EMRC depende, também, do nosso empenho em dar-lhe visibilidade”, indica, apontando “o testemunho dos professores, o envolvimento das comunidades educativas e a sensibilização das famílias e alunos” como “fundamentais neste tempo de decisão”.

As matrículas escolares para o 1º ano do Ensino Básico decorrem até 31 de maio; para os 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos devem ser feitas de 16 a 27 de Junho; para o 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos do Ensino Básico realizam-se de 1 a 11 de julho e para o 10.º e 12.º anos do Ensino Secundário acontecem de 15 a 22 de julho.

A equipa diocesana da Guarda de EMRC convida todos a “estarem atentos a estas datas, a incentivar os alunos já inscritos a renovarem a sua matrícula e a convidar novos alunos a descobrir a riqueza da disciplina de EMRC”.

O ensino da Moral e Religião Católica é garantido pelo Estado português nas escolas públicas a quem o desejar, através da matrícula em EMRC.

A disciplina é de oferta obrigatória em todas as escolas e integra o currículo dos alunos a partir do 1º até aos 12º anos e também nos cursos profissionais, segundo o Decreto-Lei nº 55/2018.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top