Guarda: Diocese vai promover formação sobre preservação do património religioso

No dia 14 de janeiro, no Museu de Arte Sacra

Guarda, 06 jan 2017 (Ecclesia) – O Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda vai levar a cabo no dia 14 de janeiro uma ação de formação sobre “como preservar e salvaguardar o património cultural da Igreja”.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, Joana Pereira, coordenadora daquele organismo, explica que a iniciativa vai decorrer no Museu de Arte Sacra da Guarda, entre as 10h00 e as 17h00, sob orientação da técnica Vera Duarte, especialista na área da conservação e restauro.

Esta ação de formação destina-se a “sensibilizar” os participantes “para os problemas de conservação do património cultural da igreja” e a “promover o conhecimento de conceitos relacionados com a preservação do património”.

Na origem deste projeto, da Diocese da Guarda, está também a vontade em “contribuir para o reconhecimento da necessidade de envolvimento da comunidade para a manutenção e salvaguarda do património da igreja”.

E ainda “dar a conhecer os fatores de degradação e de risco a que o património está sujeito”, assegurando a passagem “de métodos e medidas de prevenção” que aumentem o “tempo de vida dos objetos culturais”.

A formação é direcionada especialmente para sacerdotes e párocos, membros de comissões fabriqueiras das paróquias, zeladores, religiosos e outros agentes ligados à Igreja Católica.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top