D. Manuel Felício fala em «dom especial», num momento de caminhada sinodal
Guarda, 09 dez 2021 (Ecclesia) – O bispo da Guarda presidiu esta quarta-feira à ordenação dos diáconos Tiago David e Fábio Pontífice, que se preparam para a ordenação sacerdotal.
- Manuel Felício convidou toda a diocese a dar “graças a Deus por este dom especial” de dois futuros padres.
“Ides viver o Ministério de Diáconos, que o senhor hoje vos confere, através da imposição das minhas mãos, em circunstâncias da atualidade algo adversas e especialmente exigentes”, indicou aos dois novos diáconos.
O bispo da Guarda apontou a uma laicidade “muitas vezes agressiva e intolerante” que desafia a Igreja Católica a “procurar caminhos novos de correção fraterna e indicadores de novo compromisso com os grandes valores que é suposto serem os seus”.
“O caminho sinodal que nos está proposto para fazermos conjuntamente discernimento sobre a nossa vida pessoal e das nossas comunidades e serviços é oportunidade soberana para tentarmos dar resposta a interpelações como estas”, indicou, numa homilia enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Fábio Carrola Pontífice nasceu a 5 de novembro de 1995, na freguesia de Santa Maria da Covilhã.
“Desde pequeno o meu pároco ia-me chamando para ajudar à missa. Com o passar do tempo fui-me integrando de forma mais plena na minha paróquia. Entusiasmando-me, de modo a querer um dia dar o passo em frente, na direcção de Cristo Bom Pastor”, disse ao jornal diocesano ‘A Guarda’.
Tiago David Santos Pereira, natural do Fundão, vê na ordenação diaconal como “mais uma etapa na caminhada vocacional, uma etapa diferente”, que implica “um compromisso muito maior”.
OC