Guarda, 17 nov 2023 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda promove hoje o Fórum Diocesano de Cultura, Comunicação e Património, a partir das 15h00, no Espaço ExpoEcclesia, na Guarda.
De acordo com uma nota enviada à Agência ECCLESIA, a iniciativa “vai servir para apresentar o programa do Departamento Diocesano voltado para a valorização do património espalhado pela diocese”.
Entre os objetivos do Fórum estão: ajudar a identificar bem o património; relevar a sua importância religiosa, histórica e cultural; contribuir para a sua melhor conservação e apresentação, com o intuito de servir os fins para que foi criado e, ao mesmo tempo, atrair visitantes que possam levar consigo a mensagem que ele transmite, dando vida às terras visitadas.
O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vai conduzir a sessão de abertura, que tem início às 15h.
O programa inclui também uma apresentação dos objetivos e desafios do Departamento do Património, Cultura e Turismo da diocese, pela coordenadora Dulce Helena Borges, seguida de uma intervenção de Hélder Sequeira sobre “Comunicar (n)a Diocese”.
O lugar do Património na Igreja de hoje, o regulamento para a gestão e proteção do Património e itinerários turísticos e património religioso vão ser temas abordados.
O debate de encerramento acontece pelas 16h45, pelo padre Henrique Santos, mas antes Fátima Eusébio, a nova diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais, da Conferência Episcopal Portuguesa, fala sobre as estratégias e dinâmicas na Diocese de Viseu para salvaguardar e valorizar os bens culturais da Igreja.
LJ/PR