Núncio apostólico e «maioria» do episcopado português participam na missa
Guarda, 19 jul 2012 (Ecclesia) – A ordenação episcopal de D. António Moiteiro Ramos, novo bispo auxiliar de Braga, vai ser assinalada com vigílias de oração nas paróquias da Diocese da Guarda, de onde é natural.
O anúncio é feito pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício, através de mensagem publicada no site diocesano, onde também se refere que a celebração, a 12 de agosto, conta com a presença do representante diplomático da Santa Sé em Portugal (núncio apostólico).
Ao arcebispo italiano D. Rino Passigato junta-se “a maioria” dos bispos do episcopado português, “além de muitos sacerdotes” das dioceses de Guarda e de Braga, entre outras, refere a nota.
D. Manuel Felício adianta que a missa, marcada para as 16h00 na catedral da Guarda, é antecedida de uma procissão de entrada que parte da igreja da Misericórdia, a cerca de 150 metros da sé.
Além das vigílias, que seguem um esquema já enviado às paróquias, a diocese prepara a ordenação “com iniciativas variadas” centradas na “importância decisiva, na vida da Igreja, do Ministério Ordenado e das vocações sacerdotais”, explica a mensagem.
O prelado assinala que a última ordenação de um bispo realizada na Sé da Guarda ocorreu há 89 anos, com D. João de Oliveira Matos, cuja vida tem sido objeto de investigação na diocese e no Vaticano, com vista à eventual beatificação e canonização.
A ordenação de D. António Moiteiro, de 56 anos, está a ser preparada por uma comissão de leigos, religiosos e padres presidida pelo cónego Manuel Alberto Pereira de Matos, vigário geral da diocese.
O grupo de trabalho está aberto à participação de mais pessoas, que para o efeito poderão contactar o presidente pelos telefones 271 212 959 e 967 080 702.
D. António Moiteiro, que o Papa Bento XVI nomeou bispo auxiliar de Braga a 8 de junho, vai ser ordenado numa missa presidida pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, antigo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, organismo do Vaticano.
D. Manuel Felício e o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vão ser os restantes bispos ordenantes.
RJM