Guarda, 16 mar 2017 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, esteve em Angola, de 07 a 14 deste mês, e visitou a missão D. João de Oliveira Matos, criada pela Liga dos Servos de Jesus, no município da Kilenda, naquele país lusófono.
Nesta visita, D. Manuel Felício fez-se acompanhar pela coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, Maria da Graça Afonso, com o intuito de “encontrar caminhos para o desenvolvimento da escola da missão D. João de Oliveira Matos, que conta com a frequência de 400 alunos”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Bispo da Guarda dialogou com o bispo de Sumbe e com as autoridades locais sobre o desenvolvimento da escola, com o objetivo de “procurar caminhos para superar algumas dificuldades surgidas no decorrer do passado ano letivo”.
A Liga dos Servos de Jesus começou o seu trabalho em Angola com uma comunidade de servas, em Agosto de 2008 e, em Fevereiro de 2013, abriu uma escola na região angolana de Kilenda, província de Kwanza-Sul, para servir 400 crianças a partir dos cincos anos de idade.
A instituição tem também a funcionar um projeto de alfabetização para jovens e adultos de Kilenda, que não puderam, em tempo oportuno, cumprir a escolaridade a que têm direito.
A Liga dos Servos de Jesus, associação pública de fiéis, foi fundada em 1924 por D. João Oliveira Matos (1879 – 1962), antigo bispo auxiliar da Guarda.
LFS