Guarda: D. Manuel Felício pede «novas abordagens» para maiores «vocações sacerdotais»

Bispo diocesano presidiu a Missa Crismal onde padres renovaram promessas sacerdotais

Guarda, 13 abr 2017 (Ecclesia) – O bispo da Guarda pediu hoje "novas abordagens" e "formas pastorais criativas" para aumentar as vocações sacerdotais cujo atual número não deixa "sossegado e satisfeito".

"São essas formas pastorais criativas que precisamos de pedir, por um lado aos responsáveis pelo nosso seminário e pré – seminário; e por outro às comunidades com seus responsáveis pastorais", referiu D. Manuel Felício durante a Missa Crismal a que presidiu esta manhã.

Atualmente existem cinco seminaristas no Seminário Maior e uma dúzia no pré-seminário, indicou o bispo sublinhando que "o Senhor pede-nos mais".

"E pede-nos que intensifiquemos a oração pelas vocações sacerdotais, mas também nos pede que procuremos ensaiar novas formas de levar a proposta da vocação sacerdotal aos nossos adolescentes e jovens".

A Missa Crismal que decorre na manhã de quinta-feira santa, junta os sacerdotes ao bispo numa celebração onde são benzidos os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.

É nesta celebração que os padres fazem a renovação das promessas da ordenação sacerdotal.

D. Manuel Felício aludiu, na homilia enviada à Agência ECCLESIA, à decisão de entrega dos sacerdotes, movidos pelo "desejo" de viverem "unicamente para a causa de Jesus Cristo e da salvação das pessoas".

Os sacerdotes recebem "o mandato para, em nome de Cristo", presidirem à comunidade, "celebrando os sagrados ministérios e distribuindo a todos os bens da salvação", em especial através da celebração dos sacramentos da eucaristia e da reconciliação.

"Como sacerdotes assumimos diante de Cristo, o compromisso de ficarmos incondicionalmente ao serviço da sua Igreja, mesmo materialmente, vivendo do Povo de Deus e para o povo de Deus. E neste serviço incondicional, inclui-se a obrigação de ajudar o mesmo povo de Deus, nas circunstâncias atuais, a discernir os caminhos mais indicados".

O bispo da Guarda deu conta da assembleia diocesana, "a realizar em breve", para "procuramos definir esses caminhos e aplicá-los à nossa situação concreta".

LS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR