Guarda: D. José Pereira escreveu carta ao clero, sublinhando importância do caminho sinodal na diocese e cuidado com o seminário

Bispo aponta vida espiritual como prioridade em novo ciclo pastoral

Foto Francisco Barbeira/jornal a Guarda

Guarda, 02 out 2025 (Ecclesia) – O bispo da Guarda escreveu uma carta aos padres das diocese, apresentando como orientações fundamentais para o novo ciclo pastoral a vida espiritual como prioridade, o caminho sinodal na diocese e o cuidado com o seminário.

D. José Pereira incentivou os sacerdotes a um renovado impulso evangelizador, sustentado pelo amor de Cristo e pelo compromisso da missão da Igreja, informa a Diocese da Guarda, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Segundo o bispo diocesano, só uma vida espiritual sólida pode sustentar verdadeiramente a missão pastoral.

“Só ela é a fonte renovadora da caridade de Cristo em nós”, escreveu D. José Pereira, no documento com a data de 25 de setembro, citado pela Diocese da Guarda, no qual alerta para os perigos do ativismo e da estagnação espiritual.

Neste sentido, D, José Pereira convocou todos os padres da diocese para o retiro espiritual anual, que se vai realizar de 24 a 28 de Novembro, sendo o próprio a assumir a pregação.

Na mensagem, o bispo diocesano enfatiza a importância da vivência sinodal na construção da igreja local, sublinhando que “não é uma moda” e que este caminho será estruturado ao longo do ano com assembleias paroquiais, arciprestais e diocesanas.

A mais recente Assembleia Geral do Sínodo decorreu de 2 a 27 de outubro de 2024, com o tema ‘Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão, missão’, no Vaticano; o processo começou com a auscultação de milhões de pessoas, pelas comunidades católicas, em 2021, e a primeira sessão sinodal decorreu em outubro de 2023.

Francisco promulgou o documento final e enviou-o às comunidades católicas, sem publicação de exortação pós-sinodal, uma possibilidade prevista na constituição apostólica ‘Episcopalis communio’ (2018), tendo ainda convocado uma inédita Assembleia Eclesial, para 2028.

O Sínodo dos Bispos, instituído por São Paulo VI em 1965, pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

O responsável católico sugere a seleção de dois ou três leigos por comunidade para atuarem como facilitadores da escuta no Espírito, convidando-os a a participar na celebração da Dedicação da Sé, a 22 de outubro, às 18h, onde o processo será oficialmente apresentado.

No que toca ao Seminário da Diocese, o bispo manifesta preocupação com o atual modelo de funcionamento, cada vez mais isolado

Ainda assim, D, José Pereira destaca o novo impulso dado ao Pré-Seminário, com acompanhamento reforçado a adolescentes e jovens adultos e assinala duas datas que se inserem neste contexto: a Semana dos Seminários (2 a 9 de novembro) e o Fim de Semana Vocacional (7 a 9 de novembro).

No final da carta, o bispo da Guarda convida à participação no Convívio Jubilar dos Padres que se realiza após após a celebração da Dedicação da Sé, a 22 de outubro, que inclui jantar no Seminário.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top