Alterações são de ordem «executiva, tanto administrativa como pastoral»

Guarda, 26 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo da Guarda publicou um decreto hoje onde dá conta da necessidade de “reorganização de estruturas” para melhor “conversão de processos e relações” com vista à “sinodalidade”.
“A nossa Diocese está empenhada em traduzir no seu seio este caminho de conversão. Entre os diferentes modos que haveremos de encontrar juntos, está a reconfiguração do organigrama dos Secretariados e Departamentos Diocesanos, já posta em marcha”, pode ler-se num decreto publicado por D. José Miguel Barata Pereira e enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O responsável dá conta que “após um período de aplicação”, de escuta de ecos e “procurando exercer o normal olhar de acompanhamento e revisão em ordem às melhorias que se mostrem benéficas para o funcionamento dos Organismos Diocesanos”, decidiu “reconfigurar ligeiramente a articulação orgânica da Cúria Diocesana”.
As alterações de ordem “executiva, tanto administrativa como pastoral”, podem ser consultadas no portal da diocese da Guarda.
D. José Miguel Barata Pereira é bispo da Guarda desde 16 de março, data da sua ordenação episcopal na Sé.
LS