Guarda: D. José Miguel Pereira convida acólitos para celebração da Missa Crismal (c/vídeo)

Celebração onde padres renovam promessas batismais será a primeira presidida pelo novo bispo que entrou na diocese a 16 de março

Foto Agência ECCLESIA/PR, D. José Miguel Pereira

Guarda, 12 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo da Guarda convidou hoje os acólitos da diocese para se juntarem na celebração da Missa Crismal, na Quinta-feira Santa, na Sé, para junto dos padres “celebrar os preparativos para a Páscoa”.

“Tu és escolhido para estar também nesta celebração. O bispo quer celebrar contigo este momento. Juntos faremos os últimos preparativos para depois, em cada comunidade, celebrarmos a Páscoa. Conto contigo na Quinta-feira santa de manhã”, convida D. José Miguel Pereira numa mensagem gravada em vídeo e enviada à Agência ECCLESIA.

A celebração da Missa Crismal, a primeira celebrada por D. José Miguel Pereira como bispo da Guarda, está marcada para a 10h30, na Sé da Guarda.

Na mensagem, dirigida aos acólitos, o responsável explica que, tal como a tradição indica terem sido os gestos de Jesus, para serem enviados a fazer os “últimos preparativos para a Páscoa”.

“Também nós, como Igreja diocesana, antes de iniciarmos o Triduo pascal nas nossas comunidades, reunir-nos-emos na quinta-feira santa de manhã, na missa crismal para fazermos os últimos preparativos. Consagraremos os santos óleos que servirão para os sacramentos da iniciação cristã e acompanharemos os nossos padres na renovação das suas promessas sacerdotais”, indica.

O bispo da Guarda enviou também uma carta aos padres da diocese convidando para a celebração, bem como apelando à participação das diferentes paróquias, através da representação de “alguns membros mais empenhados e por alguns membros da liturgia, nomeadamente os acólitos”, já que a celebração eucarística com a consagração dos Santos Óleos e a renovação das promessas sacerdotais evoca o mistério da Igreja reunida em torno da Palavra e dos Sacramentos.

Na Missa Crismal, os sacerdotes renovam as promessas da ordenação sacerdotal e são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma.

A Igreja Católica vai iniciar este domingo, com a celebração dos Ramos, a Semana Santa, momentos centrais do ano litúrgico que, nas igrejas e nas ruas, recordam os momentos da Paixão de Jesus; a celebração dos últimos dias da vida de Cristo começa pela evocação da sua entrada messiânica em Jerusalém e a bênção dos ramos.

A maior festa cristã, que evoca a Ressurreição de Jesus, é celebrada no domingo após a primeira lua cheia que se segue ao equinócio da primavera, no hemisfério norte – 20 de abril, este ano.

LS

Partilhar:
Scroll to Top