Integrada na 14.ª edição da Quadragésima, um ciclo de turismo religioso que marca a vivência da Quaresma e a Páscoa na região
Guarda, 12 fev 2016 (Ecclesia) – O Concelho do Fundão está a acolher a 14.ª edição da Quadragésima, um ciclo de turismo religioso dedicado às tradições da Quaresma e da Páscoa, e vai inaugurar este sábado a instalação “Rostos da Paixão”.
Segundo uma nota da autarquia local, esta iniciativa “é composta por oito fotografias”, também “vídeos e áudios efetuados a partir de um trabalho de pesquisa” sobre a tradição dos chamados “Panos de Verónica”, que são “utilizados nas diferentes comunidades de fiéis” da região.
A mostra vai estar aberta ao público até ao dia 27 de marco, de sexta a domingo, entre as 14h00 e as 17h30.
O ciclo de turismo religioso da “Quadragésima” é já um dos eventos mais emblemáticos da diocese da Guarda, no que toca aos tempos litúrgicos da Quaresma e da Páscoa.
Ao longo de mais de dois meses, os visitantes são convidados a descobrir as tradições que dão vida a esta época do ano, desde “festas, procissões e representações sacras” passando pela recriação histórica de celebrações litúrgicas, sermões medievais e antigas orações.
Destaque, entre outros pontos do programa, para a apresentação da peça musical “Verónica, a Sexta Estação”, pela voz da soprano Esperanza Mara Filgueira Rama.
Um espetáculo “inspirado na mulher que, durante o percurso da Via Sacra até ao Calvário, enxugou o rosto de Cristo com um pano que ficou milagrosamente gravado a sangue”.
Também para a realização de uma via-sacra noturna, na Serra da Gardunha, com a encenação da Paixão de Cristo por parte dos escuteiros do Fundão.
JCP