Guarda: Comissão Sinodal Diocesana cria site para alargar participação

Inquéritos online e documentos lançados pelo Vaticano

Guarda, 10 dez 2021 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda criou um site para a divulgação do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa, e alargar a participação no processo, que se encontra na fase local.

“Chegar ao maior número possível de pessoas para que todos possam participar” é o objetivo do site criado pela Comissão Sinodal Diocesana da Guarda, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O espaço disponibiliza documentos, dados sobre as comissões sinodais da diocese, dados referentes à catequese e à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, bem como a fóruns e grupos de trabalho, relatórios, materiais e outras informações.

“Para quem quiser participar online nos trabalhos do Sínodo que estão em curso na Diocese da Guarda tem a possibilidade de preencher os inquéritos online direcionados para o público em geral, para as crianças e para os jovens”, acrescenta a nota.

A Comissão Sinodal da Diocese da Guarda distribuiu em novembro 10 mil panfletos (flyers) e 10 mil orações para divulgar o Sínodo.

O panfleto responde a perguntas como: “O que é um Sínodo?; Desde quando existem os sínodos?; Para que serve este Sínodo?; Quando e como se celebra?; Dialogar sobre o quê?; Como se vai fazer na nossa Diocese?; Como participar?”.

O Vaticano explica, no guia prático (vademécum) distribuído em todo o mundo que “a finalidade da primeira fase do caminho sinodal é favorecer um amplo processo de consulta”, com atenção à “voz dos pobres e dos excluídos, não somente daqueles que desempenham alguma função ou responsabilidade” na própria Igreja.

Os responsáveis diocesanos são chamados a “tentar o máximo de inclusão e participação, chegando ao maior número de pessoas possível, e especialmente às que se encontram na periferia e que, muitas vezes, são excluídas e esquecidas”.

Apesar de se sublinhar a importância de integrar o processo em cada diocese, “qualquer grupo ou indivíduo” que não tenha oportunidade de o fazer a nível local pode enviar os seus contributos diretamente para a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos.

O percurso para a celebração do Sínodo está dividido em três fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023, passando por uma fase diocesana e outra continental, que dará vida a dois instrumentos de trabalho diferentes distintos, antes da fase definitiva, ao nível mundial.

OC

Partilhar:
Scroll to Top