Guarda: Clero em formação vai refletir sobre a catequese de infância e adolescência

Guarda, 20 jan 2015 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda promove a partir de hoje as jornadas de formação do clero intituladas ‘Repensar a catequese de infância e adolescência’, uma das formas de evangelização com “mais tradição” nestas comunidades, a decorrer no seminário local.

“Este ano, o programa pastoral para a diocese centra-se na renovação das formas de evangelização e catequese, tomando como ponto de partida a constituição Dei Verbum, do Concílio Vaticano II”, explicou o bispo da Guarda.

D. Manuel Felício assinala as “crescentes dificuldades” na organização da catequese da infância e adolescência, entre as formas de evangelização “aquela que tem mais forte tradição nas comunidades”, por isso pretendem “dedicar-lhes atenção” durante este ano.

As jornadas têm início às 10h00 e são orientadas pelos diretores do serviço diocesano da catequese da infância e adolescência das dioceses de Portalegre e Castelo Branco e de Vila Real, respetivamente os padres José António Ribeiro Gonçalves e Manuel Queirós da Costa.

No primeiro dia os sacerdotes vão refletir sobre dois temas: “Repensar a iniciação cristã hoje: as possibilidades e as dificuldades na realidade social e eclesial específica das nossas dioceses, com fortes marcas de interioridade” e “Experiências que se fazem em Portugal, ensaiando novos caminhos da iniciação”.

Na tarde de hoje os conferencistas vão introduzir os trabalhos práticos para se “analisar o que é viável na realidade social e eclesial que temos”, explica a Diocese da Guarda na sua página na internet.

O segundo dia de jornadas é marcada pela conferência “A catequese ao serviço da Palavra” incidindo na “importância do encontro com a Palavra de Deus” para os catequistas, a preparação das catequeses e formas de iniciação à leitura da Bíblia “adaptadas a crianças e adolescentes”.

A tarde de amanhã é apresentada aos sacerdotes da Diocese da Guarda uma conferência sobre o ministério ordenado e a catequese.

A iniciativa de formação e encontro sacerdotal termina com a Eucaristia, às 16h00, uma celebração inserida na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top