D. José Pereira expressou vontade na sessão de apresentação de livro do padre José Geada, no espaço ExpoEcclesia

Guarda, 01 out 2025 (Ecclesia) – O bispo da Guarda manifestou o desejo de que a catedral da cidade, que considera ser “muito mais que uma igreja paroquial”, seja “um polo dinamizador de espiritualidade, cultura e evangelização”.
“Oxalá a liturgia e o diálogo cultural na cidade e com a cultura possa ter também na Sé um polo dinamizador”, disse D. José Pereira, na sessão de apresentação do livro “A Capela de Música da Sé da Guarda (Séc. XVI – Séc. XIX). Algumas Obras (Séc. XVIII)”, do padre José Joaquim Pinto Geada, que decorreu a 18 de setembro, no espaço ExpoEcclesia, informa o Jornal ‘A Guarda’.
Na ocasião, o bispo diocesano destacou a música como “uma linguagem universal” onde todos se podem encontrar e comum.
“A música litúrgica reúne, congrega, conduz, eleva, imprime”, salientou.
D. José Pereira convidou a deixar “de olhar para os cónegos como um título de promoção de carreira ou de não sei do quê, mas um serviço ao diálogo entre a fé e a cidade, entre a espiritualidade e a cultura para crentes e não crentes”.
Tal deve acontecer de forma a “promover a verdadeira escola de diálogo intercultural, espiritual para o nosso tempo”, acrescentou.
Sobre o autor da obra apresentada, o bispo da Guarda realçou o trabalho realizado pelo sacerdote e alegrou-se com a existência, no presbitério da Guarda, de “homens sábios”.
José Joaquim Pinto Geada nasceu a 24 de agosto de 1937, na Orca, concelho do Fundão, e foi ordenado sacerdote, a 9 de março de 1963, por D. Policarpo da Costa Vaz.
A obra ‘A Capela de Música da Sé da Guarda (Séc. XVI – Séc. XIX). Algumas Obras (Séc. XVIII)’ é resultado de um longo trabalho de pesquisa, de recolha e leituras.
Na sessão de apresentação do livro, o bispo da Guarda abordou a importância do novo órgão de tubos que está pronto a ser instalado na Sé e revelou que já há autorização “para levantar o chão e começar as obras” que vão permitir a construção do suporte para o novo órgão.
LJ/OC